ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOGOS TRADICIONAIS
27 a 30 de outubro 2015
Lousã - Coimbra
JOGOS E BRINQUEDOS TRADICIONAIS: PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE
Pierre Parlebas: Vida e Obra
Pierre Parlebas nasceu em 1934, em França. Foi professor do L´École Normale d'Éducation Physique (1965-1975) e do Institut National du Sport et de I´Éducation Physique (1975-1987). Tornou-se Doutor em Humanidades e lecionou Ciências Sociais e Matemática, na Universidade Paris Descartes, . É doutor honoris causa pela Universidade de Lleida (Espanha) e pela Universidade de Campinas (Brasil).
Foi nomeado chefe de pesquisa do laboratório "Jogos Desportivos e Ciência da Ação Motriz". Em 1987 tornou-se professor de Sociologia do Desporto na Universidade de Paris V. Atualmente, é presidente honorário do Centro de Treino de Métodos de Educação Ativa (CEMEA).
Perante o quotidiano, experiência pessoal, profissional e refletindo sobre o interesse pedagógico das atividades corporais e os critérios de seleção de métodos de Educação Física, ou seja, seus fundamentos, coerência e eficácia, estruturou a teoria da Praxiologia Motriz ou a Ciência da Ação Motriz. Nesta compreensão sistémica, a conduta motriz tem uma abrangência maior do que o movimento em si, já que considera o seu executante e a sua personalidade.
Assim, a Praxiologia Motriz permite compreender os jogos, desportos e atividades corporais em geral como sistemas praxiológicos passíveis de estudo das suas lógicas internas: o que responde à questão sobre o interesse pedagógico e da seleção criteriosa de seus métodos.
Entre as inúmeras obras do Professor Parlebas destacam-se:
“Elementos de sociologia del deporte” (1988);
“Juegos, deporte y sociedad - Léxico de praxiologia motriz” (2001).
Outros títulos de interesse:
“Activités physiques et éducation motrice” (1990);
“Contribution à un lexique commenté en science de l’action motrice” (1981);
“Psychologie Sociale et Théorie des Jeux. Étude de certains jeux sportifs, Thèse de Doctorat d'État” (1984);
“Sport en jeux” (1987);
“Sociométrie, réseaux et communication” (1992);
“Giochi e sport. Corpo, communicazione e creativita lúdica” (1997).
